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Segundo a Wikipedia (2023):

“Um mercado online (ou mercado de comércio eletrônico online) é um tipo de site de comércio eletrônico onde informações sobre produtos ou serviços são fornecidas por vários terceiros. Os mercados online são o principal tipo de comércio eletrônico multicanal e podem ser uma forma de agilizar o processo de produção.

Num mercado online, as transações do consumidor são processadas pelo operador do mercado e depois entregues e cumpridas pelos retalhistas ou grossistas participantes. Esses tipos de sites permitem que os usuários se registrem e vendam itens individuais ou vários itens por uma taxa de “pós-venda”.

Como os mercados agregam produtos de uma ampla variedade de fornecedores, a seleção é mais ampla e a disponibilidade é maior do que nas lojas de varejo on-line específicas do fornecedor. Alguns mercados online têm uma grande variedade de produtos de interesse geral que atendem a quase todas as necessidades dos consumidores, outros são específicos do consumidor e atendem a um segmento específico.»[1]

Mas, será que vale a pena se trabalhar, ou se vender através de um marketplace? Como administrador a resposta é: Depende. Depende de vários fatores, mas principalmente, do custo da mercadoria vendida, da carga tributária, dos custos de venda e dos custos de transporte.

Você também tem de adicionar seus custos internos, seu pró labore, sua folha de pagamentos (se tiver funcionários), seu aluguel, suas despesas operacionais todos os custos diretos ou indiretos de sua empresa.

O problema, é que muitos empresários não fazem essas contas. Vamos fazer um cálculo simples, você comprou uma mercadoria por R$ 50,00 a vai vender por R$ 100,00.

O custo da mercadoria vendida é R$ 100,00, sua carga tributária pode chegar a 40%[2], ou seja R$ 40,00, então, sobram R$ 10,00 para pagar seu trabalho e o marketplace, a conta simplesmente não bate.

De fato, o marketplace pode te cobrar uma taxa que pode variar de 10% a 20% sobre serviços e de 15% a 25% sobre produtos, pode também cobrar como mensalidade para cobrar as despesas operacionais e / ou de divulgação, ou pelo modelo misto, incluindo a comissão sobre vendas e de despesas.

Ou seja, para todo e qualquer produto ou serviço, você precisa fazer as contas com muita seriedade, se não, existe uma grande possibilidade de você estar trocando seis por meia dúzia ou simplesmente perdendo dinheiro.


[1] Todas as referências desse arquivo encontram-se em um documento a parte que podem ser solicitadas ao autor através do e-mail info@suaempresanainternet.net

[2] As alíquotas podem variar de 4% a 19% no simples nacional, 4,5% a 30% para fábricas etc. essa situação pode variar bastante, a conta tem de ser efetuada caso a caso, mas as estatísticas dizem que a carga tributária média é de 40%.